quinta-feira, 28 de maio de 2009

Alongamento Para Membros Inferiores

O alongamento é muito importante e deve ser feito antes de qualquer atividade física para prevenção de lesões (entorses,distensões,etc) e/ou pelo menos 3 vezes por semana para auxiliar no desenvolvimento da consciência corporal e melhorar a postura.
Aqui vão mais alguns benefícios do alongamento:
- Reduz a deteorização física associada com a idade.
- Ativa a circulação.
-Melhora a postura.
-Maior qualidade nos gestos diários (amarrar sapato,abrir uma gaveta).
- Previne lesões (distensões musculares, entorses).
- Reduz a tensão musculare e aumenta o relaxamento.
- Reduz a ansiedade.
- Reduz a tensão articular provocada por um músculo encurtado ,diminuindo o risco de problemas articulares(principalmente em indivíduos que se viciam em posições erradas no dia-a-dia );
- Propicia condições para melhoria da agilidade, força e velocidade.


Aqui seguem os principais alongamentos para Membros Inferiores:







Alongamentos Para Membros Superiores

Aqui estão os cinco principais alongamentos para serem realizados antes da prática de qualquer tipo de exercício físico.Ficar em cada posição de 20 a 30 segundos.





Ciclismo

O ciclismo é uma atividade esportiva comum dentro das que utilizam a bicicleta, pedalar é uma das maneiras de se exercitar com menos contra-indicações. Porém, é bom lembrar que existe uma grande diferença entre o ciclista amador e o profissional, aquele com condições de se aventurar nas provas de estrada, como o Tour de France e o Giro D´Itália. Os melhores resultados são conquistados a partir de treinos com frequência e a longo prazo, reduzindo riscos de lesões e acidentes.Os acessórios obrigatórios são: refletores dianteiro, traseiro, de rodas e de pedais. É bom usar óculos com lentes e armação de alta resistência a impactos, luvas com ajuste perfeito e acolchoadas na palma e capacete próprio para a modalidade para ser visto por motoristas e motociclistas, deve-se evitar roupas escuras, opacas ou camufladas.
Riscos de Acidentes ou Lesões:
Relativamente raras em incidência, mas comumente causada por traumas diretos, quedas durante o treino ou ajuste ruim da bicicleta.
Dor Anterior no Joelho (síndrome patela femoral): dor de início na região patelar que se agrava em determinadas atividades, por exemplo, subir e descer escadas. Ela ocorre quando se aumenta o treino subitamente, quando há retração da musculatura que age no joelho (mais comuns nos quadríceps) e também quando há fraqueza destas mesmas musculaturas.